SIC comemora dois anos de prestação de serviço à população
No próximo dia 13 a Prefeitura de Itabuna vai comemorar dois anos de implantação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), um dos sites mais completos da Bahia, segundo dados do Monitoramento e Avaliação de Programas (MAP). Nele, o cidadão pode realizar solicitações e acompanhar o andamento dos pedidos através do número de protocolo tanto pelo espaço virtual, através do atendimento através do Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão ou do SIC presencial, no Centro Administrativo Firmino Alves.
Desde a sua implantação mais de 130 atendimentos já foram registrados pelo SIC, que tem entre suas finalidades atender e orientar pessoas físicas e jurídicas quanto ao acesso à informação da Prefeitura trazendo transparência a Administração Direta e Indireta. Itabuna foi o primeiro município a se cadastrar no Programa Brasil Transparente, sendo também o primeiro município a sediar o 1º Encontro Nacional do Programa.
O maior número de solicitações é relativo às secretarias municipais de Fazenda, da Administração e do Desenvolvimento Urbano, quem as pessoas encaminham pedidos de providencias e esclarecimentos. “Para a Administração, por exemplo, as solicitações se referem às licitações e Recursos Humanos enquanto às endereçadas a Sedur são pedidos de providências de pedido de rede asfáltica”, explicou a assessora da Transparência Municipal, Suzi Leal Rodrigues.
Para a assessora, as pessoas podem interagir mais com o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). “No inicio da gestão, as pessoas têm o habito fiscalizar mais, buscam conhecer mais o que cada secretaria vem desenvolvimento. Depois, com o passar do tempo diminuem essa busca, o que não pode ocorrer. Porque o acompanhamento dos serviços é fundamental para o êxito da administração municipal”, explicou.